Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Visita busca conhecer principais atividades produtivas do assentamento Jaguari Grande

24-05-2016

materia 2 - 3

Entre os dias 17 a 20 de maio, a equipe da FLD esteve em São Francisco de Assis, realizando visitas junto à comunidade do Assentamento de Reforma Agrária Jaguari Grande. Assim como desenvolvido em abril, em Manoel Viana, nos encontros com assentadas e assentados, buscou-se conhecer mais sobre as principais atividades produtivas presentes no assentamento, bem como questões vinculadas ao manejo dos solos, água e energia - temas centrais do Projeto Pampa. 

A partir das visitas, que foram acompanhadas pelas lideranças comunitárias do assentamento, pretendeu-se conhecer mais a realidade das famílias, identificando elementos que auxiliem no planejamento de ações locais. Ao longo da semana, foi possível conversar com pessoas que já participaram de ações anteriores do projeto, como oficinas e cursos ocorridos, especialmente no ano de 2015. Durante o Curso de Permacultura, realizado em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa - IPEP, um biodigestor foi elaborado na propriedade de um dos assentados, para produção de biogás, a partir dos dejetos provenientes da criação de porcos, como uma fonte de geração de energia renovável.

As atividades incluíram também a exibição do filme “Permacultura na Pampa: uma vivência com assentamentos e comunidades quilombolas” na sede do assentamento, na manhã do dia 20 de maio. A sessão comentada contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre assentadas e assentados, e técnicos da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Francisco de Assis. A apresentação do vídeo, gravado pelo Coletivo Catarse, durante o curso de permacultura, foi seguida da entrega dos certificados às e aos participantes e de um momento de diálogo sobre as perspectivas para a continuidade do projeto.

Além dos encontros com as agricultoras e agricultores, a agenda incluiu também uma reunião com a Emater-RS/Ascar do município para apresentação das propostas de trabalho e de continuidade de parceria.