Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Visita a grupos e comunidades do Pampa dão início às atividades de 2017

7-03-2017

Visita a grupos e comunidades 1 boletim

 Desde fevereiro de 2017, as atividades do Projeto Pampa seguem na região da fronteira oeste do estado. Nesse período, além da reunião do Grupo Consultivo ocorrida no dia 21 de fevereiro, uma série de ações, como visitas, oficinas e reuniões de planejamento, foram desenvolvidas com os grupos envolvidos.

Entre os dias 22 e 23 de fevereiro, foram realizadas visitas às comunidades quilombolas Rincão dos Fernandes, em Uruguaiana (RS), e Rincão dos Negros, em Rosário do Sul (RS). Na oportunidade, além do acompanhamento ao andamento dos projetos executados pelos grupos, por meio do apoio via Programa de Pequenos Projetos da FLD, também se dialogou sobre as propostas de realizações de oficinas sobre agroecologia, práticas de manejo do solo e trocas sobre práticas agrícolas tradicionais das comunidades. 

No Rincão dos Negros, o grupo implantou um pomar agroecológico de nativas, além de também pretende dar continuidade às ações de manejo sustentável das frutíferas. No Rincão dos Fernandes, será realizada uma implantação de pomar, juntamente com uma horta, ambos com manejo agroecológico. Além das visitas às comunidades quilombolas, o roteiro incluiu conversas com a comunidade do Assentamento Imbaá, em Uruguaiana, a respeito das atuais atividades produtivas das famílias.

Ao final do mês de março, foram realizadas visitas às comunidades dos assentamentos Novo Alegrete e Unidos pela Terra, em Alegrete (RS). Nestes, a matriz produtiva está vinculada ao leite e há famílias com interesse no desenvolvimento e aprimoramento de práticas agroecológicas, já presente no cotidiano de algumas delas. As mulheres da região também têm se articulado e se fortalecido em coletivos, vinculados ao setor de gênero regional e estadual do MST, os quais buscam promover diálogos e reflexões acerca do protagonismo feminino e do debate de gênero, articulando com mobilizações regionais e estaduais.

As atividades de março também envolveram uma reunião com a comunidade do Assentamento Jaguari Grande, em São Francisco de Assis (RS), para avaliação das atividades realizadas ao longo de 2016 e planejamento das ações para 2017. Para este ano está previsto um enfoque no saneamento, com a promoção de formações e ações práticas sobre saneamento ecológico. Pretende-se realizar a implantação de sistemas alternativos de tratamento de águas residuárias em lotes do assentamento, como círculo de bananeiras, fossa biodigestora e leito de raízes.

0.0

No Comments Yet...

Leave a reply

Your email address will not be published.