Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Viabilidade econômica e gestão democrática de empreendimentos são abordadas em curso no Pampa

28-07-2017

Capina Pampa 1

Promover diálogos e reflexões acerca dos processos produtivos dos grupos, cooperativas e associações da região da fronteira oeste do RS foi a principal proposta do curso de Introdução à Viabilidade Econômica e Gestão Democrática de Empreendimentos Populares no Pampa, promovido pela FLD em parceria com a organização Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa – CAPINA, do Rio de Janeiro (RJ). Há mais de 20 anos, a CAPINA vem atuando junto a empreendimentos populares, auxiliando na busca por processos de sustentabilidade e autonomia dos grupos.

No Pampa, o curso foi realizado em dois módulos, desenvolvidos em maio e em julho de 2017, na UERGS, em Alegrete (RS). Durante a formação, as e os participantes puderam entrar em contato com o instrumento do Estudo de Viabilidade Econômica – EVE, bem como refletir sobre suas atividades produtivas, também nas suas possíveis articulações em nível regional. “A realização do EVE é algo que deve envolver todo o grupo que, ao apropriar-se dessa ferramenta e compreender, coletivamente, como está se dando o andamento dos processos produtivos, pode encontrar também, em conjunto, as alternativas necessárias para o bom andamento da atividade desenvolvida pelo grupo. Assim, a partir do EVE, surgem também os elementos importantes à gestão democrática”, destaca Terezinha Pimenta, mediadora da formação.

Os grupos e empreendimentos que participaram da formação seguem trabalhando, com o acompanhamento da equipe do Projeto Pampa, nos levantamentos e estudos de seus processos produtivos. Para 2018 está prevista a continuidade dessas ações de acompanhamento, bem como novas oficinas.