Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Sistema de criação de suínos ao ar livre é implantado no assentamento Jaguari Grande (RS)

15-11-2017

Jaguari Grande 1


No início do mês de novembro, foi iniciada a implantação de um Sistema Intensivo de Suínos Criados ao ar Livre (SISCAL) no assentamento Jaguari Grande, em São Francisco de Assis (RS). No dia de campo e oficina, foram revisitadas as ações já desenvolvidas, no âmbito do Projeto Pampa, na área do assentamento, e apresentada a proposta do SISCAL.

No planejamento do sistema, o grupo participante definiu pela construção de pequenas cabanas com telhado recoberto com capim-cola-de-sorro, espécie bastante presente na região, para proporcionar sombra e conforto térmico aos animais, enquanto as mudas de árvores nativas plantadas na área ainda estão em crescimento. Nos piquetes definidos para o sistema, foram construídos também cochos para água, a partir da técnica de ferro-cimento.

O processo foi finalizado em nova oficina, realizada no fim do mesmo mês, em que se trabalhou na cobertura das cabanas, com a palha de capim (quincha). A técnica despertou o interesse de agricultoras e agricultores no assentamento e novos sistemas poderão vir a ser implantados também em outros lotes.