Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Seminário discute e alerta sobre impactos da soja no bioma Pampa

27-09-2016

O assistente de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Fernando Aristimunho, participou, entre os dias 22 e 23 de setembro, do I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial do Pampa: a soja e a sustentabilidade em questão, ocorrido na UNIPAMPA, em Santana do Livramento (RS).

A proposta do evento foi abordar a problemática do avanço da soja, questionando sua sustentabilidade, tendo em vista os impactos sociais, econômicos e ecológicos irreparáveis, como a perda da biodiversidade, a concentração fundiária, a geração de desigualdades e a exclusão de populações rurais. 

Na oportunidade, Fernando apresentou o trabalho da FLD, junto com a organização parceira Articulação Pacari e com o Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. Em sua fala, o assistente de projetos falou sobre o interesse de a FLD somar-se a estas iniciativas, enfatizando a importância da participação efetiva de representações de Povos e Comunidades Tradicionais. “São essas pessoas que sofrem as maiores ameaças com o avanço do agronegócio – ameaça ao seu modo de vida e sua identidade –, ao mesmo tempo em que são estas pessoas e grupos que conservam, através do uso, grande parte da biodiversidade e das paisagens do Pampa”.

O evento, que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, foi organizado por um conjunto de instituições parceiras do Brasil e Uruguai, entre elas: a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), a Universidad de la República Uruguay (UDELAR), a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos em áreas de Reforma Agrária (COPTEC), a Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste Ltda (COPERFORTE), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Pampa (NEDET/PAMPA).