Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Segunda etapa do Curso de Agroecologia aborda alternativas no manejo dos solos

5-10-2016

Etapa capa

Entre os dias 27 a 30 de setembro ocorreu, nas comunidades dos assentamentos Jaguari Grande (São Francisco de Assis/RS) e Santa Maria do Ibicuí (Manoel Viana/RS) a segunda etapa do Curso de Agroecologia, que vem sendo promovido no âmbito do Projeto Pampa, em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Em continuidade às ações iniciadas na primeira etapa, e com a assessoria do agrônomo e ambientalista Sebastião Pinheiro, o curso trouxe novos elementos para se tratar sobre a questão do manejo dos solos. Sebastião enfatizou os grandes problemas ocasionados pelo uso de agrotóxicos nos cultivos e os graves riscos causados à saúde das pessoas e do meio ambiente ao se utilizar venenos na produção agrícola. Também apresentou técnicas alternativas para adubação orgânica e geração de compostos enriquecedores do solo a partir de elementos presentes nos próprios lotes das agricultoras e agricultores, como a produção de fosfito e a elaboração de bokashi.

Além das práticas utilizadas para favorecer a vida do solo, também foi abordada a importância da elaboração de curvas de nível nas áreas cultivadas. Em Manoel Viana, técnicos e técnicas da Emater apresentaram a prática do terraceamento, discutindo suas implicações e benefícios nos plantios quando estes acompanham os níveis do próprio terreno. Pinheiro também trabalhou com instrumentos alternativos para a medição das curvas de nível, como o “pé de galinha” e a definição com o auxílio de mangueira e água.

Todas as práticas foram realizadas nos próprios lotes de agricultoras e agricultores assentados. A proposta é que esses locais possam funcionar como unidades demonstrativas das técnicas aplicadas, abertas para a visitação de outras pessoas interessadas, tendo a oportunidade de conhecê-las através das trocas de saberes com as agricultoras e agricultores que as estão aplicando, e também utilizá-las em suas áreas, contribuindo para ampliar as práticas de cultivo agroecológico na região.