Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Saúde do solo é abordada em curso com Sebastião Pinheiro

28-07-2016

A FLD, em parceria com o Sítio Ecológico Terra Viva, promoveu curso de saúde do solo e técnica de cromatografia de Pfeiffer, nos dias 25 e 26 de julho. O curso, realizado no sítio, em Viamão (RS), teve como objetivo conhecer e experimentar esta técnica  de análise e interpretação da saúde do solo, do ponto de vista dos nutrientes, microvida e vitalidade. Participaram da iniciativa representantes da Escola Técnica de Agropecuária (ETA) e da Associação Zen Budista do RS/ Vila Zen, ambas localizadas em Viamão.

O agrônomo, engenheiro florestal e ambientalista, Sebastião Pinheiro, orientou as atividades teóricas e práticas. No final do mês de agosto, ele estará assessorando a primeira das quatro etapas de um curso de agroecologia em assentamentos, na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, junto ao público envolvido no Projeto Pampa. Esta atividade de julho também é preparatória para as atividades que serão realizadas naquelas comunidades.

IMG_6945

Através da cromatografia é possível fortalecer a autonomia de comunidades rurais, conhecer em profundidade o solo de cada sistema produtivo e monitorar a resposta de um solo às intervenções realizadas. Pode-se também acompanhar a fixação de carbono em sistemas com práticas agroecológicas que aumentam a vida no solo.

Saiba mais sobre o Sítio Ecológico Terra Viva em https://www.facebook.com/sitioecologicoterraviva

IMG_6905

Acesse a Cartilha da Saúde do Solo (Cromatografia de Pfeiffer), de Sebastião Pinheiro: