Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Representante de PPM visita grupos e comunidades na fronteira Oeste do RS

30-01-2016

Ina Hilse, da agência alemã Pão para o Mundo, que acompanha o Projeto Pampa, visitou diversos municípios da Fronteira Oeste do RS com a equipe e a coordenadora programática Marilu Nörnberg Menezes, para conhecer algumas das ações realizadas. O projeto conta com duas frentes de atuação: uma, na área da agrobiodiversidade, com foco em grupos de agricultura e pecuária familiar e povos e comunidades tradicionais, e a outra, na área de resíduos sólidos, em que grupos de catadoras e catadores são o público prioritário.

A agenda teve início no dia 25 de janeiro, com uma reunião na Fundação Luterana, em Porto Alegre (RS), e seguiu até o dia 29 de janeiro. 

Nestes cinco dias, o grupo percorreu cerca de 2 mil quilômetros. O roteiro começou no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana, onde a representante de PPM conheceu a cisterna construída por participantes do terceiro módulo do curso de Permacultura, que abordou o uso sustentável das águas. A cisterna permitirá armazenar água das chuvas para uso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire.

Em Uruguaiana, além de uma reunião com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o grupo esteve na Associação de Catadoras e Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), onde a coordenadora e catadora Maria Tugira Cardoso relatou a história de luta e desafios enfrentados pela associação, desde a saída do lixão até a contratação pelo poder municipal para a realização da coleta seletiva solidária na cidade.

Em Quaraí, a equipe apresentou o trabalho realizado em áreas de butiazais, realizado em parceria com o Instituto Curicaca, que busca compreender a dinâmica entre estes – característicos do local, que estão desaparecendo – e a pecuária extensiva desenvolvida na região. O objetivo é buscar alternativas sustentáveis de manejo da pecuária, com a manutenção dos palmares.

Antes do retorno a Porto Alegre, Ina teve oportunidade de ir ao Quilombo Rincão da Xirca, na Serra do Caverá, em Rosário do Sul. Ali, conversou com integrantes da comunidade sobre atividades do Projeto Pampa, entre outros assuntos.