Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Projeto Pampa: butiazal endêmico de Quaraí começa a receber atenção

Instituto Curicaca, parceiro da FLD, participa e divulga oficina Saberes do Butiazal, promovida pelo Projeto Pampa:

A experiência bem sucedida do Instituto Curicaca com a conservação e uso sustentável do butiá-da-praia, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi levada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) para o município de Quaraí, no Pampa. O agrônomo Alexandre Krob foi convidado para conduzir uma oficina de avaliação e planejamento da conservação do Butia quaraimana, espécie endêmica que só ocorre numa pequena bacia hidrográfica onde aflora o arenito Botucatu. Uma avaliação preliminar da situação do ecossistema e o encontro com a comunidade local aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2014.

Com a ajuda da Emater de Quaraí, que introduziu o artesanato com palha de butiá na região há alguns anos, foram visitadas propriedades da região e estabelecido o primeiro contato com os moradores. A Emater também fez o chamamento para a oficina, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas. A maior preocupação dos participantes é com restrições que possam ser estabelecidas à pecuária na região, já que o gado bovino e ovino pasteja sob os butiazais. Portanto, parte do tempo foi dedicada a demonstrar que a proposta é ajudar na construção de formas sustentáveis para essa relação.

Na maior parte da área os remanescentes de butiazais são constituídos por indivíduos antigos dispostos na forma de um “paliteiro” em meio aos potreiros onde é colocado o gado, semelhante ao que acontece em Castillos, no Uruguai, e em Tapes. É bastante raro encontrar-se indivíduos jovens, ou seja, a população está se tornando senil. Com o tempo, o que ainda pode demorar bastante já que o butiazeiro é uma espécie longeva, os indivíduos velhos acabarão sendo derrubados pelas tempestades sem que haja reposição. É possível encontrar plantinhas novas, o que mostra que a população é reprodutivamente viável, mas estas não se desenvolvem porque são ou consumidas ou pisoteadas pelo gado. As raras exceções precisam ser mais bem compreendidas.

A iniciativa da Fundação ainda terá novos capítulos dentro do Projeto Pampa, no qual deve ser iniciada uma pesquisa para melhor entender a interação do gado com o butiazal e apoiar o planejamento de alternativas econômicas compatíveis, como na apicultura e na produção de mudas. Daí também surgiu o início de mais uma cooperação entre o Instituto Curicaca e a Fundação Luterana, que deverão estar construindo estratégias conjuntas de atuação socioambiental com a comunidade dos butiazais de Quaraí. 

Fonte: http://ong.portoweb.com.br/curicaca