Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Participantes aprendem sobre manejo sustentável da água e construção de cisternas

8-10-2015

Entre os dias 6 e 7 de outubro de 2015 aconteceu, no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana (RS), mais uma etapa do Curso de Permacultura, Design e Consultoria no Pampa. Iniciado em junho, o curso já trabalhou a introdução à permacultura, manejo de solo e produção ecológica de alimentos. Desta vez, o tema abordado foi o manejo e conservação da água. 

O encontro foi sediado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, onde participantes envolveram-se na construção de uma cisterna, para armazenar água da chuva a ser utilizada na escola. Também tiveram atividades práticas, com técnicas para o tratamento de águas cinzas, entre as quais o círculo de bananeiras. 

Sob a orientação do permacultor João Rockett, do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP), o grupo entrou em contato com aspectos teóricos e práticos vinculados ao manejo sustentável das águas, dentro de um entendimento cíclico e de inter-relações entre o uso e o tratamento desse importante bem natural, buscando alternativas também para as propriedades rurais. 

Ao longo do encontro foram desenvolvidos também processos de avaliação dos diversos módulos que vem sendo realizados até o momento, por meio das expectativas e aprendizados que o grupo está construindo. Foram espaços importantes para trocas, em que se identificaram retornos positivos para as pessoas que estão se envolvendo nas atividades, além da consolidação de uma rede entre as comunidades e instituições regionais. 

O trabalho conta igualmente com o apoio e parceria de técnicos e técnicas da Emater, que têm auxiliado na articulação e construção das práticas junto às agricultoras e aos agricultores.