Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Oficinas de agroecologia têm continuidade na fronteira oeste

11-04-2017

A primeira oficina de agroecologia do ano, que promove e resgata práticas agroecológicas com as famílias, aconteceu na comunidade quilombola Rincão dos Fernandes, em Uruguaiana (RS), no dia 31 de março. As e os participantes trabalharam temas como o manejo, conservação e práticas agroecológicas de melhoramento de solo. Exemplo disso, foram as formulação de compostos orgânicos e de biofertilizantes que serão utilizados no pomar da comunidade, que está em processo de implantação por meio de um projeto apoiado no Programa de Pequenos Projetos da FLD.

No encontro, a agricultora quilombola Vanda Maria Castro Moraes apresentou espigas de milho roxo (maiz morado) que, segundo ela, foram produzidas a partir de seis sementinhas resgatadas ao participar do intercâmbio na feira de sementes crioulas em Ibarama. O intercâmbio, realizado em agosto do ano passado, foi proporcionado pelo Projeto Pampa.

Oficinas de agroecologia 1

No dia 4 de abril, a oficina foi desenvolvida na comunidade do Assentamento Jaguari Grande, em São Francisco de Assis (RS), abordando fundamentos da agricultura de base ecológica. Entre os temas estavam a importância da matéria orgânica na manutenção da vida no solo, a utilização de plantas recuperadoras (adubos verdes) e o uso de biofertilizantes foliares como complemento da adubação de base, para manter o equilíbrio nutricional das plantas.  

A atividade prática se deu por meio da visita ao lote do agricultor assentado Luiz Scheffer, onde se falou sobre a importância do uso de quebra-ventos, que criam ambientes protegidos de ventos para o cultivo de vegetais. Também foi realizada a formulação de um substrato para o cultivo de mudas de hortaliças em bandejas. Como forma de experimento, o grupo semeou uma mesma cultura neste substrato e em um outro proveniente de agropecuária. Os resultados serão comparados.