Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Oficina planeja manejo do campo no Quilombo Rincão da Chirca

11-11-2017

A comunidade quilombola Rincão da Chirca, em Rosário do Sul, tem o seu nome relacionado a uma espécie vegetal bastante abundante na região, a chirca. Na área da comunidade, por vezes, essa espécie tem recoberto e dominado áreas de campo nativo, o que dificulta a criação de ovelhas, uma das principais atividades produtivas do grupo. Em razão disso, está sendo elaborada, juntamente com a comunidade, uma proposta de manejo para a planta, por meio do piqueteamento de áreas e manejo rotativo. As ações foram iniciadas no dia 9 de novembro, com a realização de uma oficina sobre manejo da chirca.

Por meio de atividades práticas, o grupo dialogou sobre as estratégias de manejo, a partir das práticas que já vêm sendo adotadas pela comunidade. Definiu-se o local para cercamento e delimitação dos piquetes em uma área em que a chirca já havia sido previamente manejada. Na oficina, estiveram presentes, em sua grande maioria, mulheres e jovens da comunidade, que desenvolvem diariamente as lidas do campo, e que receberam positivamente a proposta: “Será importante cercar toda a área para manejá-la, o que facilitará o controle da chirca”, destacou Mariglei Dias de Lima, uma das lideranças da comunidade.

Os resultados do manejo serão monitorados ao longo do próximo ano, para se verificar a eficácia e os benefícios alcançados com a técnica implantada.