Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Manejo rotativo de pastagens contribui para renovação de pastagens nativas

Nos dias 20 e 21 de maio foi realizado o curso de Manejo Rotativo de Pastagens – Módulo I, do Projeto Pampa da FLD, em parceria com a Emater. O curso envolveu 28 representantes de assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e associações da agricultura e pecuária familiar, dos municípios de Manoel Viana, Alegrete, Uruguaiana e Rosário do Sul (RS).

A programação incluiu visitas de intercâmbio nos municípios de Bagé e Livramento (RS), com aulas de campo em propriedades de pecuária de corte e de leite que utilizam o Pastoreio Racional Voisin. O sistema, criado por Andre Voisin, consiste em manejo de pastagens por meio da divisão do campo em piquetes, de forma que enquanto uma área está em uso, outras estão em descanso. O sistema contribui para a sanidade animal (enfraquecimento ou ruptura de ciclos de parasitas), a recuperação de solos e a renovação de pastagens nativas, de modo a colaborar com a conservação do Bioma Pampa, inclusive na prevenção de processos erosivos e de arenização.

As visitações ocorrerem na Cabanha Topador, em Livramento, propriedade de pecuária de leite que utiliza o sistema Voisin exclusivamente em campo nativo desde 2004, e na Fazenda Conquista, em Bagé, propriedade de pecuária de corte onde o sistema de manejo funciona desde 1964, através da instalação do engenheiro agrônomo Nilo Romero, pioneiro do Voisin no Brasil. O grupo também passou pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa, para visualizar as estratégias de bioconstrução e manejo de solo e de água.

As atividades foram ministradas por Leopoldo Reis, da empresa Voitec Tecnologia em Voisin, e João Rockett, do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP).

A segunda etapa do curso será desenvolvida com a implantação de uma unidade demonstrativa do Pastoreio Racional Voisin no assentamento Santa Mercedes, em Manoel Viana. A iniciativa tem como objetivo formar multiplicadores neste sistema específico de manejo.