Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Vivências em educação ambiental são realizadas com crianças de assentamento em Manoel Viana

28-10-2016

Paulo Freire capa

Refletir e agir no e com o mundo, para transformá-lo. A busca pela práxis transformadora, fundamental ao fazer pedagógico, como discutido por Paulo Freire, é o que coloca em movimento as ações de educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas junto à escola estadual que traz em seu nome uma homenagem ao educador. Localizada no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana (RS), a EEEF Paulo Freire atende filhas e filhos das agricultoras e agricultores assentados, contando com mais de 130 estudantes.

As ações, desenvolvidas no âmbito do Projeto Pampa, começaram a ser realizadas no segundo semestre de 2016, paralelamente às atividades do Curso de Agroecologia, oferecido às mães e aos pais das e dos estudantes. O objetivo é aproximar a escola dos temas que estão sendo abordados com os adultos nas práticas das oficinas e cursos, trabalhando também com as crianças assuntos ligados à agroecologia e à importância da conservação do bioma.

Por meio de atividades lúdicas e de sensibilização, desenvolvidas em sua maioria no pátio da escola e seu entorno, já foram abordadas temáticas ligadas ao manejo dos solos, com a visita ao minhocário e horta da escola, a identificação dos seres que vivem nesses locais e sua importância para a saúde do solo, discussão sobre os diferentes tipos de solo e suas particularidades, além da observação da biodiversidade presente no ambiente em que a escola está inserida. A intenção é que as e os estudantes possam, a partir de suas intervenções e de seus espaços, olhar para as dinâmicas que acontecem no ambiente em que vivem, buscando compreendê-las e identificando possibilidades de ações no cotidiano.

A proposta do trabalho foi delineada em conjunto com a direção e o corpo docente da escola, que definiu por realizar o trabalho com as alunas e alunos dos 2º e 5º anos, na perspectiva de continuidade ao longo dos próximos anos do Projeto Pampa. Até o momento, aconteceram dois encontros, estando prevista para o final do ano a realização de mais um, em que será abordado o tema “manejo das águas”.