Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Intercâmbios nos Assentamentos Jaguari Grande e Santa Maria do Ibicuí

27-11-2018

Para promover a troca de experiências e a divulgação de informações sobre técnicas de manejo agroecológicas e sobre tecnologias sociais, como biodigestor, cisterna e fossa biodigestora, no segundo semestre de 2018 foram realizadas duas atividades de intercâmbio, uma no Assentamento Jaguari Grande, em São Francisco de Assis, e outra no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana. Agricultoras e agricultores familiares de assentamentos da região da fronteira oeste do RS conheceram as Unidades Demonstrativas implementadas em lotes de famílias nos dois assentamentos, no âmbito do Projeto Pampa.

Ao longo das atividades, as pessoas participantes puderam conhecer um pouco das técnicas que vêm sendo adotadas, de manejo do solo, cultivos agroecológicos, sistema de criação de suínos ao ar livre (SISCAL), armazenamento de água da chuva, tratamento de dejetos e produção de biogás, a partir dos relatos das próprias assentadas e assentados que as estão desenvolvendo.  São práticas que, integradas, respeitam ciclos naturais e a ciclagem de nutrientes, essenciais para a prática agroecológica e manutenção de processos do ecossistema. Além disso, contribuem para a autonomia produtiva de agricultoras e agricultores, que passam a utilizar insumos produzidos nos próprios lotes, como composto para adubação, biofertilizante gerado através do tratamento do esterco no biodigestor, além da geração de gás para consumo doméstico. “Desde que o biodigestor foi colocado em funcionamento, não necessitamos mais comprar gás para a cozinha”, contou Luiz Scheffer, agricultor que instalou o biodigestor em seu lote.  Michele dos Santos da Silva, assentada do Assentamento Jaguari Grande que também participou da construção da estrutura e auxilia no manejo diário, complementou: “Estamos tendo três usos [para o biodigestor: tratamento dos dejetos animais, produção de biofertilizante e plantio de temperos sobre a tampa] e ainda usando um gás que é menos poluente”.

O intercâmbio no Assentamento Santa Maria do Ibicuí contou também com a presença de equipe da Diaconia Recife, organização com atuação na região do semiárido brasileiro e com ampla experiência na construção de cisternas e biodigestores naquela região. Jucier Jorge de Lima Silva, técnico da Diaconia, trouxe um relato sobre as ações que vêm sendo realizadas no semiárido brasileiro, como a implantação de mais de um milhão de cisternas, e a importância da adoção dessa e outras TSs, como o biodigestor, para a ampliação da qualidade de vida das famílias da agricultura familiar. Na semana em que o intercâmbio foi realizado, essa equipe esteve também acompanhando a construção de uma cisterna para armazenamento de água da chuva no lote da família Jahn, com a orientação de Reginaldo Batista da Silva, agricultor familiar que já participa há alguns anos das ações de Diaconia na região do Sertão do Pajeu, e agora ensina a técnica da cisterna para outras agricultoras e agricultores. A família Jahn vem adotando diversas técnicas agroecológicas em seus cultivos e implementando também outras TSs, como o biodigestor e a fossa ecológica, e durante o intercâmbio, além de visualizar parte do processo de construção da cisterna, o grupo também pode conhecer essas outras TSs e técnicas ecológicas adotadas na propriedade.

intercambio diaconia santa maria do bicuí manoel viana

A atividade envolveu igualmente uma visita ao espaço da EEEF Paulo Freire, escola do assentamento, onde desde 2015 têm sido implementadas tecnologias sociais, como cisterna, círculo de bananeiras, fossa ecológica e leito de evapotranspiração, também com intuito pedagógico. As pessoas que participaram do intercâmbio puderam conhecer esses espaços e compreender a proposta e a dinâmica de funcionamento dessas tecnologias, também na sua interface com as diferentes áreas do conhecimento e desde uma perspectiva interdisciplinar.

As trocas e vivências proporcionadas por meio dos intercâmbios despertaram a curiosidade e o interesse de agricultoras e agricultores nas propostas apresentadas, que manifestaram o desejo de conhecerem mais e de buscarem implementar essas técnicas e tecnologias apresentadas também em seus contextos.