Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Intercâmbio na Feira de Sementes em Ibarama

14-08-2018

milho

 

Cerca de 40 pessoas de assentamentos da região da fronteira oeste do RS, incluindo agricultoras e agricultores, alunas e alunos, professoras e professores, participaram no dia 10 de agosto de um intercâmbio no município de Ibarama/RS, para visita e participação no evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas”. Este envolveu a realização de quatro atividades concomitantes: o 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 7º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas, o 7º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula e a 7ª Feira da Economia Popular Solidária, além do Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas.

Promovido pela Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama-RS, a feira contou também com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) através do Programa de Pequenos Projetos, sendo um espaço para socialização de experiências, mudas e sementes, produtos coloniais e artesanatos de famílias agricultoras, indígenas, artesãs e agroindústrias da região.

O grupo participante do intercâmbio pode visitar as exposições, dialogar com agricultoras e agricultores guardiões de variedades de sementes crioulas, trocando e adquirindo sementes que, por vezes, já se tornaram raras e/ou escassas na sua região. Foi um momento importante de reflexão também sobre esse patrimônio cultural da agricultura camponesa, que vem sendo constantemente ameaçado pelo avanço e domínio das empresas produtoras de sementes transgênicas. Nesse sentido, as sementes crioulas são também um símbolo da soberania camponesa.