Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Implantação de pomar agroecológico no Quilombo Rincão dos Fernandes

29-12-2017

Quilombo Fernandes 1O acompanhamento da implantação de um pomar de frutíferas está sendo desenvolvido junto à comunidade quilombola Rincão dos Fernandes, em Uruguaiana (RS), através da equipe do projeto Pampa. Nos meses de maio, junho e setembro, foram realizadas duas oficinas e uma visita de acompanhamento junto à comunidade, para a delimitação da área do pomar, preparo do solo e orientações para o plantio e manejo das mudas.

Em maio, fez-se o preparo do solo através do plantio de adubos verdes, com o uso do pó de rocha e de um coquetel de sementes de adubação (nabo forrageiro, ervilhaca, aveia e azevém), aplicado e semeados manualmente pela comunidade na área do pomar. Para Vanda, uma das mulheres lideranças da comunidade, a atividade representou uma terapia: “esta atividade está sendo muito gratificante, a gente se esforça para semear as sementes e o pó de rocha, mas isso pra mim é uma terapia! Quando eu ver as plantas nascendo, vou me reenergizar com elas...”. Também durante a oficina, o grupo foi orientado a como proceder na abertura das covas para o plantio das frutíferas, observando os espaçamentos necessários entre as mudas.

Em junho, foi elaborado junto com a comunidade um composto orgânico do tipo Bokashi, utilizando terra de barranco, palhadas secas e verdes, esterco bovino verde, cinza de madeira proveniente do fogão à lenha, farelo de arroz, carvão vegetal e pó de rocha. Esse foi o composto usado na adubação das covas no momento do plantio das mudas de árvores frutíferas. Foi realizado também o plantio de linhas de cana-de-açúcar, no lado sudeste da área onde será implantado o pomar, que servirão tanto como quebra vento como para a alimentação dos animais e também para as famílias da comunidade. Percebeu-se que a adubação verde plantada durante a oficina anterior nasceu bem, apesar de apresentar um desenvolvimento lento, provavelmente em decorrência das condições climáticas (muitas chuvas e poucos dias de sol).

Em setembro, acompanhou-se a entrega das mudas de árvores frutíferas à comunidade. No total, foram entregues 274 mudas, entre espécies de cítricos, pêssegos, figueiras e pereiras. Após o recebimento e conferência das mudas, foi realizada a orientação do plantio junto à comunidade, o qual deve ser realizado separando as variedades em linhas de plantio, para que o manejo seja facilitado no momento da colheita dos frutos e dos tratos culturais. Deve-se considerar igualmente as variedades e sua resistência a doenças para que as mais resistentes sirvam de barreira para as demais. Demonstrou-se também a forma indicada de poda para formação da copa, procedimento que deve ser feito no momento do plantio.

A comunidade previu a organização de um mutirão entre as famílias, para realizar o plantio das mudas. A prioridade agora é a de organizar e instalar o sistema de irrigação, e seguir com a adubação das plantas com o biofertilizante, para a plena implantação do pomar.