Estiveram reunidas em Brasília (DF), de 21 a 23 de março, representantes de grupos e organizações de grande parte dos estados brasileiros para encontro promovido pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS). A FLD esteve presente, como representação do Rio Grande do Sul, por meio da assessora de projetos e integrante da equipe do Projeto Pampa, Julia Witt.
No Seminário Nacional do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, realizado em 2016, levantou-se a importância de planejamento de um processo de formação continuada, que pudesse ser desenvolvido nas diferentes regiões do país, trazendo elementos para o debate acerca das mudanças climáticas junto a grupos, organizações e comunidades. A partir dessa demanda, foi organizado o encontro em Brasília, para definição de objetivos, metodologias e planejamento das ações desse processo de formação.
A proposta é que grupos regionais possam aprofundar seus conhecimentos nas causas e nas consequências socioambientais de mudanças climáticas. O processo inclui sensibilização e formação que estabeleçam relações entre temas conectados com o princípio central da defesa da vida e justiça social.
A formação deve acontecer ainda em 2017 e envolverá a elaboração de materiais que contribuam para a comunicação e divulgação.