Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​FLD participa de curso sobre viabilidade econômica e gestão democrática de empreendimentos

18-12-2017


A partir das ações desenvolvidas junto aos grupos e comunidades que participam do Projeto Pampa, na busca pela valorização de práticas e saberes, na consolidação de práticas de produção agroecológicas e na construção de alternativas para geração de renda às famílias e sua permanência no campo, a equipe do projeto foi convidada a participar de um processo de formação sobre viabilidade econômica e gestão democrática de empreendimentos econômicos populares. Promovido pela organização Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa – CAPINA, o curso “Formação Continuada de Formadores: Processos de Trabalho e Sustentabilidade da Economia dos Setores Populares na Atualidade” vem sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ), desde o início deste ano.

Em 2017, foram realizados quatro módulos, que abordaram temas ligados a Estudos de Viabilidade Econômica (EVE) voltados para empreendimentos associativos, perpassando por uma visão crítica acerca das condições necessárias à sustentabilidade desses empreendimentos. Por meio de rodas de diálogo, painéis, trabalhos em grupo, estudos de caso, as técnicas e técnicos que participam da formação têm entrado em contato com uma proposta metodológica diferenciada, que tem na participação e na construção coletiva o seu ponto de partida – e de caminhada.

A equipe do Projeto Pampa está acompanhando grupos no Pampa, também a partir dos elementos trazidos e discutidos na formação: “Estamos acompanhando grupos e famílias da região da fronteira oeste do RS, identificando custos, demandas e possíveis gargalos dos processos produtivos. Ao se trabalhar a sustentabilidade dos empreendimentos, também se aborda a importância de a sua gestão se dar de maneira transparente e democrática, com a participação de todas as pessoas que compõem o grupo”, destaca Fernando Aristimunho, assistente de projetos da FLD que está participando da formação. Para 2018, está prevista a realização de mais dois módulos do curso, que finaliza em abril.

Capina 2

Fotos: Capina