Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Famílias assentadas recebem visitas e ajudam a planejar atividades

28-07-2016

DSCN3763

Durante a semana de 18 a 22 de julho, a equipe do Projeto Pampa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), composta por Juliana Mazurana, Julia Witt e Fernando Aristimunho, realizaram visita às famílias dos assentamentos Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana, e Jaguari Grande, em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. 

As visitas tiveram a intenção de acompanhar e monitorar a execução de alguns projetos apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos (PPP) da FLD. Também foram momentos de convivência que permitiram ampliar a percepção dos desafios e potencialidades dos grupos e famílias, contribuindo no atual processo de planejamento coletivo de ações a serem desenvolvidas no segundo semestre.

Nos dia 20 e 22 foram realizadas reuniões em ambos assentamentos, onde ficaram definidas algumas atividades e compromissos mútuos, a exemplo da realização de um curso de agroecologia em quatro módulos, a ser realizado nos dois assentamentos. A participação de mulheres e o importante envolvimento de crianças e jovens são questõs que têm sido consideradas pela FLD no planejamento das ações. A FLD também se reuniu, no dia 20, com o Diretor e o corpo docente da Escola Estadual Paulo Freire, localizada no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, para iniciar diálogos sobre um processo de educação ambiental junto a professoras e estudantes da Escola.

Durante a semana, houve diálogos com as Prefeituras municipais e com os escritórios regionais da Emater dos dois municípios. Também foi realizada visita a um sistema de pastoreio rotativo implantado durante um curso, promovido pelo Projeto Pampa em 2015, no assentamento Santa Mercedes, em Manoel Viana.  O sistema de pastoreio rotativo e o manejo do solo têm dado importantes resultados nesta unidade demonstrativa, especialmente em termos de cobertura do solo e regeneração do campo nativo, até então exposto e bastante degradados.