Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Estudo sobre o butiazal do Quatepe identifica avanços

5-12-2017

Quatepe 1

O estudo para o manejo sustentável do butiazal do Quatepe, em Quaraí (RS), realizado em parceria com o Instituto Curicaca, seguiu com ações a campo e de articulação com a prefeitura e escolas locais. No mês de julho, realizou-se a coleta de dados em quatro parcelas onde o estudo está sendo desenvolvido, identificando-se avanços nos espécimes de butiás. Junto a isso, o perímetro de algumas parcelas também foi roçado, como forma de prevenção ao fogo proveniente do período de queimadas na região.

O trabalho também envolveu ações no viveiro de mudas implantado na propriedade de uma das famílias da comunidade. Efetuou-se o transplante de 315 mudas do canteiro do viveiro para sacos com substrato. As sementes germinadas apontam para avanços no estudo e os resultados alcançados até o momento servirão de subsídio para planejamentos futuros em relação ao plantio das mudas e manejo do butiazal.

No final de outubro e início de novembro, uma nova incursão a campo foi realizada. Nesse momento, foram realizados também diálogos com a presidência da câmara de vereadores de Quaraí e secretaria municipal de educação, buscando-se apresentar o estudo e na intenção de organizar para 2018 uma gincana ecológica escolar com a temática do butiazal. Também foi concedida uma entrevista à Rádio Quaraí AM, em que se abordou as ações do projeto na região do butiazal do Quatepe.