Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Curso promove prática de manejo rotativo de pastagens para recuperação de solo e de pastagens

O segundo módulo do Curso de Manejo Rotativo de Pastagens foi realizado nos dias 2 e 3 de junho, no Assentamento Santa Mercedes, em Manoel Viana (RS) com a presença de 20 produtoras e produtores rurais deste e de outros assentamentos da região. O manejo rotativo de pastagens é uma estratégia de recuperação de solos e pastagens, bem como de prevenção do agravamento da situação para estágios mais difíceis de recuperação.

Ministrada por João Roquett, criador do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa, esta etapa do curso, de caráter essencialmente prático, proporcionou a implementação do sistema no assentamento, em formato de mutirão, com aprendizagens coletivas e integração entre assentamentos.

Além de se constituir como uma atividade de formação, com aquisição de conhecimentos sobre técnicas de planejamento e de manejo, o evento propiciou o estabelecimento de uma unidade demonstrativa do manejo rotativo de pastagens, possibilitando uma referência para outros assentamentos e propriedades da região.