Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Curso forma multiplicadoras e multiplicadores para atuação em permacultura

12-12-2015

Entre os dias 9 e 11 de dezembro ocorreu em Lavras do Sul (RS) o quinto e último módulo do Curso de Permacultura, Design e Consultoria no Pampa (PDC), iniciado em junho de 2015 e desenvolvido em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP). O curso foi realizado de forma itinerante na região, abrangendo comunidades e assentamentos localizados nos municípios de São Francisco de Assis, Manoel Viana e Lavras do Sul (RS). 

Mais de 70 pessoas, entre agricultoras, agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, estudantes e docentes da região oeste do RS, participaram das diferentes etapas, que contribuíram, por meio de informações e atividades práticas, para auxiliar no planejamento sustentável das propriedades rurais familiares no Pampa, além de formar multiplicadoras e multiplicadores para atuação em permacultura. 

O último encontro foi conduzido na comunidade quilombola Corredor dos Munhós, em Lavras do Sul, e trouxe elementos da bioconstrução, como a técnica do pau-a-pique, trabalhada com integrantes da comunidade quilombola – detentores do saber tradicional deste tipo de construção com o uso do barro –. Também foi demonstrada a confecção de telhado com cobertura de palha, que oferece maior conforto térmico às casas.