Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Curso de confecção de biojoias valoriza conhecimento e cultura tradicionais

Criar e produzir acessórios (biojóias) com escamas de peixe foi o objetivo do curso de artesanato promovido pela FLD em Uruguaiana (RS), por meio do Projeto Pampa. Vinte e uma pescadoras e um pescador da associação local de Pescadoras e Pescadores Profissionais Artesanais  participaram da formação, realizada nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

Além de valorizar pequenos empreendimentos com sugestões de alternativas de geração de renda na perspectiva de comercialização justa, solidária e sustentável, a proposta também reconhece a importância da pesca e de seus derivados para o desenvolvimento socioeconômico e cultural local.

Durante dois dias, a programação incluiu formas de lavagem, secagem, seleção, modelagem e tingimento das escamas com produtos naturais; design e montagem de colares, brincos e pulseiras; acabamento; precificação dos produtos; construção de catálogos para divulgação; e formas de expor os produtos.

No final, foi apresentada a coleção de biojóias produzida durante o curso, com peças de diferentes tipos, formas e tamanhos.