Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa reúne-se para planejamento de ações

16-02-2017

No dia 14 de fevereiro, o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa se reuniu, na sede da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), para dar continuidade ao planejamento iniciado na reunião de novembro de 2016, que contou com a assessoria da Articulação Pacari. Estão sendo planejadas ações em cinco eixos: gestão e funcionamento interno, articulações e representações, formação e intercâmbio, comunicação e visibilidade e direitos consuetudinários. Importantes reflexões no campo das articulações existentes e possíveis no campo da formação foram realizadas. Há preocupação e interesse em elaborar processos formativos para as próprias pessoas integrantes do Comitê e também para as comunidades tradicionais. Além disso, pensa-se em, junto às escolas, fazer uso didático da publicação “Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa”.

A reunião seguiu com o compartilhamento de novidades de interesse comum.

Em dezembro de 2016, uma carta foi enviada para o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) solicitando a inclusão da categoria de pecuarista familiar nos próximos editais para seleção de representações da sociedade civil. O ato, realizado pelo Comitê em diálogo com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), gerou uma grande conquista para os povos do Pampa. No início de 2017, uma vaga foi ocupada pelo povo Pomerano para o biênio de 2016-2018.

Outra novidade que surgiu no encontro foi a apresentação do novo site do Comitê, que pode ser acessado pelo link http://www.comitepampa.com.br/ (CLIQUE AQUI).