Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

​Coletivo regional discute mudanças climáticas no âmbito do RS

30-11-2017

Motivado por uma proposta apresentada pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) no início do ano, constituiu-se no RS um grupo regional para participação em um processo de formação continuada sobre o tema das mudanças climáticas, promovido pelo FMCJS. Envolvendo coletivos ambientalistas, sociais e da economia solidária, a proposta foi a de discutir a questão a partir de três diferentes ênfases: biomas, mudanças climáticas e água.

O processo foi conduzido por multiplicadoras e multiplicadores de diversas regiões do país, buscando evidenciar as particularidades de cada bioma brasileiro. No RS, a multiplicação das ações foi articulada pela FLD, em parceria com a Caritas-RS. Os grupos regionais participaram de um processo de formação EaD, por meio de uma plataforma on-line, e, no estado, também através de encontros presenciais, realizados após o desenvolvimento de cada módulo EaD.

Uma das tarefas das pessoas participantes do processo era a de criar algum elemento de comunicação, que pudesse informar às outras regiões do país sobre questões ligadas às realidades socioambientais regionais dos biomas brasileiros. O coletivo constituído no estado optou pela construção de um mapa, indicando ameaças e conflitos socioambientais no RS, ligados às ameaças aos biomas, aos efeitos das mudanças climáticas e a questão da água.

Tal mapa foi elaborado de maneira colaborativa e preliminar a partir da realização da formação promovida pelo FMCJS e deverá ser complementado ao longo de um processo continuado, a ser desenvolvido por este coletivo regional de organizações constituído em 2017, ampliando-se também a partir da articulação com outras organizações/coletivos/grupos que atuam na temática. Junto a isso, pretende ser um instrumento que possa indicar/localizar as ameaças à sociobiodiversidade e situações de violações de direitos identificadas no RS no que tange as questões socioambientais.

Grupo mudanças climáticas 2