Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Aula no butiazal muda rotina de alunas, alunos, professoras e professores

3-04-2017

Aconteceu, no dia 25 de abril, a visita de alunas, alunos, professoras e professores da Escola Municipal João Tubino aos butiazais do Coatepe, em Quaraí (RS). Convidadas e convidados pelo Instituto Curicaca e pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) para conhecerem os trabalhos que vêm sendo realizados pela conservação e uso sustentável dos butiazais, a direção da escola organizou um sábado letivo num ambiente que, até então, era desconhecido para a maioria.

As alunas e os alunos foram recebidas e recebidos na propriedade da família Aristimunho, onde visitaram o viveiro de produção de mudas da Dona Carmen, do Seu João e da neta Gabi. Também conheceram os butiazais, onde a equipe do Curicaca explicou os motivos das palmeiras terem se estabelecido ali, além das ameaças e oportunidades para a conservação do ambiente. Segundo a equipe, para mantê-lo, é preciso garantir que as plantas cresçam, o que pode acontecer com opções de manejo sustentáveis da pecuária e implantação de ilhas de biodiversidade.

Coincidentemente, as alunas e os alunos estavam, naquela semana, estudando o fenômeno da globalização e puderam ver como tudo está interligado. - desde as conseqüências das queimadas até as consequências do desmatamento nas mudanças climáticas. Além disso, aprenderam que para cuidar do meio ambiente é importante conhecer geologia, geografia, biologia, sociologia e economia, entre outros, pois são áreas que se conectam na busca de soluções sustentáveis para o Planeta.

A iniciativa está associada ao Projeto Pampa, realizado pela FLD em parceria com o Curicaca, e a um Pequeno Projeto conduzido pelo Curicaca com apoio da FLD. 

Fonte: Curicaca