Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Assentamento Novo Alegrete realiza segunda oficina sobre manejo agroecológico e saúde do solo

26-06-2017

Novo Alegrete 1Em continuidade às ações sobre o tema do manejo agroecológico dos solos, no dia 22 de junho foi realizada junto à comunidade do Assentamento Novo Alegrete, em Alegrete, a segunda oficina de agroecologia e saúde do solo. As atividades foram desenvolvidas junto ao lote de uma das famílias assentadas em que a principal atividade produtiva é o leite, localizada em uma área de várzea, com a proposta de se desenvolver uma unidade demonstrativa de técnicas agroecológicas.

Em uma área de meio hectare previamente preparada, foi espalhado o pó de rocha, para fertilização do solo, e semeado um coquetel de sementes de adubação verde, preparando a área para os cultivos de verão, como o milho. O local escolhido para manejo localiza-se em uma área baixa, aberta, sem proteção contra os ventos; em função disso, dialogou-se com o grupo também sobre a importância do plantio de quebra ventos em faixas.

No mesmo dia, foi preparado mais um biofertilizante. Ao final da oficina, em um momento de avaliação, reforçou-se a importância de fortalecimento do grupo e de se produzir de forma agroecológica, com o uso de sementes crioulas. Dona Iolanda, uma das agricultoras presentes na oficina, sintetizou: “os transgênicos não alimentam os animais e são muito exigentes em adubação”.