Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

Agricultura e pecuária familiar e desenvolvimento rural sustentável são temas de encontro

A FLD, através do Projeto Pampa, apoiou o Encontro Regional da Agricultura e Pecuária Familiar, 2° Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável do Pampa e 2° Seminário de Agroecologia do Pampa, realizados em Alegrete (RS), nos dias 28 e 29 de novembro de 2014. A promoção foi da Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares de Alegrete (Apafa), com apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e parceria do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (Ipep).

O evento teve como objetivo proporcionar reflexões sobre estratégias para a agricultura e a pecuária familiar, junto à visualização de experiências concretas que integram produção com conservação e valorização do Bioma Pampa. Os temas abordados foram:  Potencialidades econômicas e ambientais da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul; Caracterização da pecuária familiar; Estratégias de aprimoramento de manejo para a pecuária de leite e de corte; Horticultura ecológica; Potenciais da permacultura para o Bioma Pampa; Ações e políticas públicas para a agricultura familiar; e construção da imagem de produtos com identidade do Bioma Pampa.

A programação contou ainda com o ato de inauguração do Centro de Comercialização Solidária do Pampa, uma iniciativa da Apafa.