Notícias Acompanhe as notícias do Projeto Pampa

10º Encontro Ampliado da Rede ECOVIDA de Agroecologia mobiliza agricultoras e agricultores do Pampa

27-04-2017

Agricultoras e agricultores representantes de dez grupos e organizações, de sete municípios da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, participaram do 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, realizado em Erexim (RS), nos dias 21, 22 e 23 de abril. A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do Projeto Pampa e do seu Programa de Pequenos Projetos, tem atuado com esses grupos, há mais de quatro anos, estimulando o trabalho com agroecologia, o resgate e a valorização de práticas e saberes das comunidades.

O encontro reuniu, além de agricultoras e agricultores que participam do processo de certificação participativa, cerca de 1500 pessoas, entre guardiãs e guardiões de sementes, jovens, estudantes, instituições de assessoria e apoiadoras e apoiadores dos três estados do Sul do Brasil e de países da América Latina. 

Ao longo do evento, com o tema “Cuidado, Cultura e Bem-Viver”, foram realizadas diversas oficinas, seminários e debates pautando a agroecologia como movimento de resistência ao modelo degradador do agronegócio. Representando a instância máxima de decisão e confraternização da rede, que está organizada em 28 núcleos e compreende cerca de 4 mil famílias do Sul do país, os Encontros Ampliados acontecem a cada dois anos. 

O grupo do Pampa participou em discussões de diversos temas ligados ao mundo da agroecologia organizados nas oficinas, seminários e plenárias, além de realizar trocas de sementes crioulas e diálogos com guardiãs e guardiões expositores de sementes. O encontro se constituiu também em um espaço importante para o estímulo à continuidade das práticas agroecológicas que vêm sendo fortalecidas nos grupos e famílias da fronteira oeste.

Fonte: CAPACETAPCEPAGRO