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Ações educativas na escola Paulo Freire

27-11-2018

Ao longo de 2018, a implementação de tecnologias sociais (TSs) teve continuidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, em Manoel Viana. Com a parceria e assessoria da organização socioambientalista Amigos da Terra Brasil (ATBr) e envolvendo a comunidade escolar – mães e pais, estudantes e professoras e professores –  foram construídas uma fossa ecológica biodigestora e um leito de evapotranspiração conectado à fossa e ao plantio de hortaliças. A fossa, já em pleno funcionamento, realiza o tratamento biológico das águas residuárias provenientes do banheiro e da cozinha da escola. Após o tratamento, esta água tratada é conduzida, pelo leito de evapotranspiração até canteiros da horta agroecológica presente no pátio escolar, levando nutrientes a hortaliças que serão consumidas na merenda escolar.

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Durante a execução do Projeto Pampa, desde 2015 iniciou-se um processo de implantação de TSs na escola, em que as primeiras a serem desenvolvidas foram uma cisterna de 20 mil litros para armazenamento da água da chuva e um círculo de bananeiras, para tratamento das águas cinzas provenientes da lavanderia. A escola, que passou a trazer de maneira cada vez mais presente a proposta pedagógica vinculada à agroecologia, promoveu também o incremento na horta escolar, bem como a revitalização do espaço do pomar, em desenvolvimento. Após a instalação da fossa ecológica e do leito de raízes, a escola passou a contar com seis tecnologias sociais, que passaram também a ser vistas como espaços educativos.

No sentido de potencializar esses diferentes espaços como espaços pedagógicos, foi realizado, também por meio da assessoria de ATBr, um trabalho junto ao corpo docente, reunindo cerca de doze educadoras, para identificação e compreensão de cada uma das TSs presentes na escola e a elaboração de planos de aula envolvendo cada uma delas. Ao longo de quatro encontros realizados no segundo semestre de 2018, as professoras e a direção da escola trabalharam na construção desse material, que ficará disponível no acervo da escola como material de apoio para o desenvolvimento de práticas que busquem relacionar as diferentes áreas do conhecimento com esses espaços, ampliando seu potencial pedagógico.